Criar uma Loja Virtual Grátis
DRENAGEM LINFÁTICA MANUAL
DRENAGEM LINFÁTICA MANUAL

Com o cuidado da estética tão em alta decidi falar sobre este tema incrível e que ainda traz muitas dúvidas.

A drenagem linfática é constituída de uma técnica realizada por movimentos suaves e precisas, espirais e circulares. Sua ação melhora o fluxo linfático, fazendo com que a linfa flua melhor. O trabalho é intensivo e realizado nos centros gânglios linfáticos.

Primeiro, trata-se do sistema linfático superior (da garganta, dos ombros, dos gânglios linfáticos do pescoço e zona do coração) depois, evoluindo progressivamente para as zonas afetadas, mais afastadas do coração. A duração do tratamento na maioria dos casos é de 30 a 40 minutos a facial e a corporal de 50 minutos à uma hora.

                                   

 

AÇÃO DA DRENAGEM LINFÁTICA NO ORGANISMO

Estimula a circulação nos vasos linfáticos ao acelerar a absorção de líquidos e macromoléculas do tecido intersticial, devido pela ativação da capacidade peristáltica (é a capacidade de fazer movimentos involuntários para empurrar os alimentos) destes vasos. Com isso, absorve inúmeras formas de edemas, não somente os aparentes, como também os na forma menos visíveis. A drenagem estimula o processo imunitário, ao aumentar, na zona cortical dos gânglios linfáticos, a produção de linfócitos.

O processo também favorece na regeneração do tecido, esse fato é explicado pela eliminação do edema intersticial, causador da diminuição do ritmo da microcirculação. A regeneração também se explica devido ao aumento da produção de linfócitos, cujo o núcleo tem um papel alimentício e regenerador para os tecidos.

A drenagem linfática manual tem ação sedativa, tranquilizante e relaxante. Ainda favorece o predomínio do sistema nervoso parassimpático.

                                                  

QUAL A IMPORTÂNCIA DA DRENAGEM LINFÁTICA?

A importância é que a drenagem estimula o bom funcionamento do organismo. Entre os benefícios, está a eliminação de toxinas, melhora da circulação sanguínea e a retenção hídrica, ajudando a oxigenação celular e melhor nutrição tecidual.

                                             

INDICAÇÕES PARA A DRENAGEM LINFÁTICA

Entre as indicações estão pré e pós-operatórios, estética facial e corporal, estresse, tendinites, cicatrizes hipertróficas, eliminação dos desejos da metabolização celular, diminuição da fibrose tissular, celulites, varizes, gorduras localizadas, sinusite, rinite, enxaquecas, entre outras.

CONTRAINDICAÇÕES

Doenças infecciosas evolutivas, tumores cutâneos, febre, grandes dermatoses, fragilidade capilar, reumatismos inflamatórios, tromboflebites e insuficiência cardíaca.

CUIDADOS PARA EVITAR A FORMAÇÃO DE LINFOEDEMAS PÓS-DRENAGEM

Utilizar cremes hidratantes sem álcool e com pH correto, fazer análises de sangue, manter a zona afetada sempre limpa, evitar temperaturas elevadas, fazer acupuntura, medir a tensão arterial, evitar corte, evitar roupas apertadas e tudo que possa prejudicar a circulação, queimaduras, movimentos bruscos e beber bastante água.

                 

kisslaughingkiss